Skip to main content

9 funções essenciais que um bom ERP para distribuidora precisar ter

Resumo :

Maximize a eficiência da sua distribuidora com as funcionalidades certas.

Você conhece o potencial de um bom ERP para distribuidoras? Se este é o seu ramo de negócios saiba que esta é a ferramenta ideal para melhorar as suas rotinas. O termo Enterprise Resource Planning, ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial, se refere a um sistema de gestão robusto. Seu principal objetivo é integrar todos os setores da empresa, facilitando a gestão e otimizando processos.

Isso ocorre por meio da precisão com a qual produz, trabalha e armazena as informações sobre a empresa. Trata-se da melhor forma de aplicar a tecnologia da informação à gestão de qualquer negócio, inclusive distribuidoras.

As principais vantagens de um ERP para distribuidoras são:

  • Integração entre todos os setores;
  • Redução de erros;
  • Facilidade na gestão financeira e contábil;
  • Melhor gestão de estoque;
  • Personalização no atendimento das demandas;
  • Retidão no atendimento ao cliente.

Você sabe o que fazer para alcançar esses benefícios? Digamos que o segredo está na escolha da ferramenta ideal para o seu negócio.

Continue a leitura e conheça as nove funções essenciais que todo bom ERP deve ter!

1. Relatórios de Business Intelligence

Em um ERP para distribuidora, os relatórios de Business Intelligence combinam análise empresarial, mineração, visualização e infraestrutura de dados. Além disso, contam com práticas que ajudam a empresa a tomar decisões impulsionadas por dados.

Sem essa ferramenta, você deixa de ter uma visão geral da empresa. Por isso, é necessário que um bom ERP para distribuidor ofereça relatórios de Business Intelligence. Eles trazem informações seguras e completas que ajudam a entender tudo o que acontece no seu negócio. Esse conhecimento contribui para a tomada de decisão.

Na prática, significa eliminar a ineficiência e se adaptar rapidamente às mudanças tanto no mercado quanto na cadeia de fornecimento. Acompanhe relatórios de vendas diárias, movimentação detalhada e outros relatórios configuráveis que forneçam as informações necessárias.

2. Precificação correta dos seus produtos

Por ser uma ferramenta inteligente, o bom ERP para distribuidor é capaz de precificar corretamente seus produtos com muita facilidade.

Basta informar ao sistema os custos do produto, ou seja, frete, impostos e demais informações que a ferramenta solicitar. A partir disso, o ERP para distribuidor faz o cálculo automático do preço de venda.

Essa é uma excelente função, pois dispensa a utilização de várias planilhas e cálculos extensos para tentar achar o preço ideal.

3. Assistente de compras

Você sabia que boas escolhas ao comprar podem aumentar o seu lucro? Pois é, um bom software de ERP para distribuidor te ajuda com isso também.

É importante lembrar que uma boa gestão do estoque contribui para o sucesso nas vendas. Isso pode aumentar seu lucro. Sendo assim, é fundamental saber o quê, quando e quanto comprar. Lembre-se: estoque parado é dinheiro parado!

Se o software de ERP para distribuidor tiver Inteligência Artificial, melhor ainda. Com essa tecnologia, ele mostra a quantidade a ser comprada com base em dados. Esses dados incluem compras, vendas, entradas, saídas, devoluções e sazonalidade.

4. Agilidade na força de vendas pelo ERP para distribuidor

Se você aguarda sua equipe de vendas voltar para emitir os pedidos do dia, está fazendo isso de forma errada. Um bom software de ERP permite que sua força de vendas envie pedidos diretamente pelo sistema, independentemente de sua localização.

Note como isso é prático! O envio remoto elimina a necessidade de digitar novamente os dados do pedido em um eventual retorno ao distribuidor. Esse recurso facilita todo o processo, diminui a possibilidade de desvio e ou erro nas informações.

E se o colaborador não tiver acesso à internet no momento da venda? Um software bom de verdade armazena os dados no próprio aplicativo e envia mais tarde, quando o vendedor estiver conectado.

5. Comissão

Outra função importante em um ERP para distribuidor é o controle das comissões. Essa tarefa pode ser difícil e demorada. A vantagem desse controle é que ele ocorre de forma automática a partir de definições e detalhamentos feitos por você.

Determine, por exemplo, comissões por meta:

  • De vendas;
  • Para gerentes;
  • Diferenciadas por produto ou forma de pagamento.

Em um bom software de ERP para distribuidor é possível ir além. Basta ajustar conforme as necessidades do seu negócio. Depois, você pode acompanhar os resultados em gráficos. Assim, terá análises de desempenho de cada vendedor.

6. Importação de notas fiscais de compra

Mais uma função indispensável em um ERP para distribuidor: a importação de notas fiscais de compra.

Esse tipo de ferramenta transforma sua rotina, deixando-a mais prática e rápida. Basta informar a chave de acesso e deixar o sistema fazer todo o lançamento automático.

O preenchimento manual de informações, como as notas fiscais, pode causar erros. Isso acontece por distrações ou má interpretação das informações.

7. Controle de estoque

O controle de estoque é fundamental em uma distribuidora. Quando ele não é bem feito, você acaba perdendo vendas.

No caso do ERP para distribuidora, o modelo ideal conta com o gerenciamento correto dos produtos em tempo real. Isso permite que você visualize de forma rápida e eficiente todo o estoque. Basta indicar, por exemplo, o estoque mínimo de determinado item para que o sistema avise quando deverá ser realizada a reposição.

8. Delivery

Uma das funções essenciais do ERP é o módulo de Delivery. Ele otimiza toda a operação, desde o recebimento até a entrega dos produtos. Com esse recurso, você pode oferecer um serviço especial aos seus clientes em todas as áreas de atuação na sua distribuidora. Isso é muito importante, especialmente em um mercado em constante crescimento.

9. Nuvem

O recurso ideal para o seu negócio deve garantir a segurança de dados e processos. Isso não só aumenta a eficiência das rotinas, mas facilita o controle de informações.

Sendo assim, ter um ERP em nuvem possibilita mais tranquilidade e permite que você gerencie o negócio de qualquer lugar.

Mesmo viajando a negócios ou de férias, o ERP em nuvem possibilita a operação on e offline. No caso do offline, as informações serão atualizadas quando houver reconexão.

Agora que você já sabe escolher o melhor ERP para distribuidora, nós te convidamos a conhecer o erp4me. Solicite uma demonstração gratuita. Nós temos a solução ideal para ampliar o poder de alcance do seu negócio!